Instagram

Instagram | 5 Dicas Para Criar A Flat Lay Perfeita!

3 de outubro de 2017

Oi gente!

Hoje eu vou dar cinco dicas muito importantes na hora de montar uma flat lay arrasadora para bombar o seu Instagram. Você sabe o que é uma foto flat lay? Se você não faz ideia do que eu tô falando, eu te garanto que com certeza você sabe, só não está ligando o nome à “coisa”.

Flat lay nada mais é do que aquelas fotos de objetos bem Tumblr/Pinterest, tiradas de cima, composta por objetos, onde tudo orna perfeitamente bem, e faz a gente ficar admirando a criatividade do dono da foto. Afinal, como uma foto de objetos pode ser tão linda, não é mesmo?
Montar uma flat lay bonita não é tão fácil, pois precisa de uns cuidados que eu vou compartilhar com vocês, e logo vocês vão descobrir que também não é impossível. São ótimas opções de fotos para dar aquela diferenciada no feed. Seguindo as dicas desse post, você sairá daqui com vontade de tirar várias fotos e terá sucesso! Vamos a elas?


Dica 1: Escolha o tema!
Fica muito mais fácil quando você define antes de montar a sua flatlay, o tema que vai usar, pois assim você seleciona apenas os objetos que tem uma ligação entre si. Pode acontecer da ligação dos objetos não ser por um tema específico – maquiagem, moda, comida, tecnologia… – mas pelas cores. Mas no geral, quando quando o tema é definido, orna melhor e com certeza é o jeito mais fácil de começar a montar a sua flat lay. A quantidade de objetos vai do seu gosto, você vai perceber que enquanto algumas pessoas usam apenas dois objetos, outras gostam de usar muitos objetos para compor uma flat lay. Dos dois jeitos funcionam muito bem! Ah, e você pode usar complementos em sua foto, que dão um charme muito especial. Como flores, por exemplo, mesmo não estando especificamente dentro do tema escolhido.


Dica 2: Alinhamento!
Quando esse tipo de foto começou a bombar, era mais comum ver fotos com os objetos bem alinhadinhos, lado a lado. Tal como a inspiração que deu ao artista Tom Sachs a ideia para origem a esse tipo de foto.
Atualmente, o lado a lado não é mais uma regra. Mas o alinhamento continua sendo importante. Pode ter certeza de que quando uma flat lay parece bagunçadinha, é uma bagunça milimetricamente calculada. Haha Se você vai começar a fotografar agora esse tipo de foto, vai perceber que mesmos os objetos tortos, tem que ter uma simetria. E isso vem com o tempo, com a prática você acaba acostumando, então comece a prestar a atenção!


Dica 3: Fundo!
O fundo também é um elemento importante na hora de montar a sua flat lay. Com a febre dos feeds cleans no Instagram, deu pra perceber como uma flat lay fica bonita com fundo branco. Mas isso não é regra absoluta! O que é importante nesse ponto, é você achar uma superfície plana e que seja de uma cor só, para não haver uma briga visual entre o fundo e os objetos escolhidos. Fundos claros funcionam muito bem, pois destacam os objetos mas fundo escuro não está proibido. Fica a seu critério!  Afinal, tudo depende dos objetos que irá usar.


Dica 4: Cores!
Falamos um pouco das cores na dica um, mas é um aspecto muito importante, e por isso merece ser falado mais a fundo. Depois de ter decidido o tema da sua flat lay, a segunda coisa a se pensar é nos objetos a serem usados, e de alguma forma, as cores têm que ornar. Mesmo que você não faça a linha minimalista, e que queira montar uma flat lay colorida, não dá pra colocar qualquer cor de qualquer jeito. Pense: o que você quer destacar? Qual o objeto principal? E depois, vá complementando com os objetos adicionais.
Flat lays P&B, minimalistas e com foco em uma cor específica, são lindas. Não é a toa que fazem tanto sucesso.


Dica 5: Inspiração!
Às vezes a ideia de uma flat lay vem de repente, às vezes a vontade vem, mas falta inspiração. Mas é nessa hora que o nosso amigo Pinterest entre em cena. É impossível não passar cinco minutos pesquisando flat lays e não sair inspirada, e cheia de ideias! Lembrando que inspiração não é cópia, e você pode fazer do seu jeito, com os objetos que você tem em casa, com o fundo que você gosta e assim fazer a sua flat lay do seu jeitinho. Leve essa dica a sério, você vai ver como vai ajudar!
Abaixo são algumas fotos minhas, e vocês podem encontrar mais no meu perfil no Instagram que é @ThaiiOliveiraa.


Dica extra: Tenha paciência! A foto não vai sair boa de primeira, e muita das vezes nem de segunda ou terceira. Mas com paciência uma hora sai! Quando não curtir muito o resultado da foto, vai mudando o ângulo, os objetos de lugar… É tentando que uma hora você vai chegar no resultado esperado. Não desista!

Espero que tenham curtido as dicas e caso o post tenha te inspirado a montar uma flat lay, me avisa que eu vou amar saber.

Grande beijo,

Thai.

 

You Might Also Like

2 Comentários

  • Reply august 28 de dezembro de 2020 at 9:38 am

    Hi everyone , I’m Kyran Mckinney.
    Welcome to my website . I started writing in my early school years after a creative writing assignment for my English teacher. I did creative writing for several months before I thought about doing something else.
    I had always loved doing non-fiction writing because I’m passionate about learning. When you combine writing skill with a love of learning, dissertation writing only makes sense as a job.
    I’m passionate about aiding the students of the future in their school career. When they get too busy, I am there to help.

    Kyran Mckinney – Writing Expert – http://www.aa-mediastudies.net Confederation

  • Reply Dani 3 de outubro de 2017 at 12:44 pm

    Adorei. Com certeza vou lembrar das dicas nas minhas próximas fotos. ?

  • Leave a Reply